news

A lata dos geotêxtil vale seu custo no agregado?

July 16, 2021

A lata dos geotêxtil vale seu custo no agregado?

 

Instalados corretamente, estes materiais estabilizam as bases de pedra

 

A informação para este artigo foi fornecida por telas de Amoco e por fibras, Atlanta, GA.

 

Os geotêxtil executam três funções básicas em estabilizar seções agregadas: separação, drenagem e reforço. Algumas agências hesitam especificar geotêxtil para estas funções devido a uma opinião que o material adicione ao custo de um projeto. Contudo, com um bom método de projeto para o uso do geotêxtil, e a instalação apropriada, a maioria de projetos realizam uns 30 por cento a 40 por cento de gota na espessura baixa agregada exigida. Isto conduz a uma gota em custos de gastos de fabricação porque o geotêxtil não tecido custa somente uma fração daquele salvar da redução no agregado exigido.

 

O uso de um geotêxtil para a separação de agregado e da sub-base do solo é justificado facilmente a qualquer um que colocou uma seção agregada e a viu perder ao longo do tempo sua eficácia da mistura com solo subjacente do subgrade. As investigações das falhas em superfícies unpaved e pavimentadas revelam geralmente a presença de solos de grãos finos misturados com a base agregada.

 

Como uma camada agregada é carregado, a parte inferior afrouxa com quebras da tensão permitindo as multas subjacentes, sob a pressão, migrar acima no agregado. Tão pouco quanto multas de 10 por cento de 20 por cento pode completamente destruir a força estrutural do agregado interferindo com o duro, de pedra ao contato de pedra. Como as multas infiltram uma parcela da seção estrutural, aumentos do flexure, multas migre mais para cima e a seção deteriora-se até que a falha estrutural completa da seção ocorra. Este processo pode rapidamente destruir a eficácia de diversas polegadas (milímetros) do agregado.

 

Os geotêxtil fornecem uma camada de separação entre o agregado e o solo do subgrade, para impedir a migração das multas e para preservar assim indefinidamente a espessura estrutural agregada original.

 

últimas notícias da empresa sobre A lata dos geotêxtil vale seu custo no agregado?  0

 

O geotêxtil custa geralmente não mais de 2 polegadas a 3 polegadas (50 milímetros a 75 milímetros) do agregado comprimido, no lugar, mas pode salvar diversas polegadas (milímetros) do agregado. A função separada é mais dramática sobre solos fracos do subgrade, mas é economicamente prática a longo prazo usar-se mesmo em uns subgrades mais competentes.

 

Os geotêxtil são recomendados para esta função devido a seu baixo custo, coeficiente da separação de fricção, alongamento e drapejam para conformar-se a toda a superfície, filtração eficaz mesmo depois o alongamento, resistência da abrasão e da punctura, e seu coeficiente alto da permeabilidade. Os geotêxtil são feitos do polipropileno, e, porque tais são basicamente inertes e durarão indefinidamente em uma aplicação enterrada.

 

Um benefício extra de usar um geotêxtil para a separação é que quase todo o agregado sobre o geotêxtil pode ser recuperado e reutilizado. Isto é particularmente econômico em usos provisórios tais como o transporte da mina ou as estradas ou em qualquer lugar o agregado de registro são caras e o equipamento está disponível para recuperar a pedra não contaminada.

 

A função da drenagem de um geotêxtil pode ser crítica ao desempenho estrutural da seção.

 

últimas notícias da empresa sobre A lata dos geotêxtil vale seu custo no agregado?  1

 

Se o solo do subgrade é assunto às circunstâncias molhadas persistentes ou mesmo ocasionais, o geotêxtil colocou-o deve acabar-se altamente permeável permitir a drenagem rápida da água dos solos carregados do subgrade acima na base agregada de drenagem livre. Se não, sob as condições de carregamento rápidas do tráfego, as pressões de água no solo podem falhar o subgrade pelo liquification do solo.

 

Os geotêxtil fornecem esta permeabilidade crítica enquanto filtram ou mantêm as multas da migração para cima no agregado. A drenagem de manutenção do solo agregado da base e do subgrade é muito importante impedir a falha acelerada do sistema de apoio. Um geotêxtil igualmente permite o uso de uns agregados de drenagem mais abertos, mais livres em vez daqueles com multas, que são enfraquecidas pela umidade e são gelo-aproximação amigável sensível.

Os geotêxtil são usados no reforço através dos mecanismos da limitação ou o confinamento, a fricção, o efeito da membrana e reforço local.

 

últimas notícias da empresa sobre A lata dos geotêxtil vale seu custo no agregado?  2

 

Estes mecanismos do reforço, desde que por todos os tipos de geotêxtil não tecidos e tecidos, são reconhecidos extensamente.

 

Esta aproximação do projeto é baseada na função do reforço geralmente e os anos de experiência ganharam com o uso dos geotêxtil. De acordo com a maioria de pesquisadores, a função do reforço de um geotêxtil entra o efeito quando o solo do subgrade é fraco, geralmente menos de 12 libras por polegada quadrada de força de tesoura, ou o CBR 3. Contudo, a maioria da pesquisa até agora tratou a carga limitada e a função do reforço pode bem ser eficaz em uns solos mais fortes ao projetar para cargas muito pesadas da roda.

 

As telas são usadas na construção de estradas com agregado localmente disponível tal como uma pedra, uma pedreira ou um shotrock, uma areia, um cascalho, ou uns escudos esmagados do mar para desenvolver uma camada estrutural. No reforço, a tela melhora o desempenho do sistema do agregado-tela-solo (AFS) sob a carga veicular repetitiva dos mecanismos que incluem a limitação na camada do agregado e do subgrade, no efeito da membrana, na fricção desenvolvida nas relações da tela que cria uma camada de limite, e no reforço local.

 

últimas notícias da empresa sobre A lata dos geotêxtil vale seu custo no agregado?  3

 

Estes mecanismos são medidos frequentemente pela resistência à deformação permanente ou no cio.

 

Dois tipos de limitação devem ocorrer no sistema de AFS. O primeiro é relacionado à curva reversa da tela fora do trajeto da roda e à pressão descendente no solo que resultados. Este efeito aumenta a capacidade de carregamento do solo. Um segundo tipo de efeito da limitação ocorre quando as partículas agregadas no movimento da relação do solo-agregado de debaixo da área carregada mas são contidas ou dadas um reforço elástico devido à presença da tela. A força e o módulo do benefício material agregado deste confinamento aumentado. O módulo agregado aumentado diminui a força compressiva no solo sob a carga da roda.

 

Porque a estrada se submete à grande deformação a tela é esticada e desenvolve o esforço elástico, a magnitude de que depende da tensão da tela e do módulo da tela. O efeito líquido é uma redução sob a carga da roda e um aumento fora do trajeto da roda.

A fim desenvolver o esforço tela-induzido, as deformações verticais substanciais, a geometria apropriada, e a ancoragem da tela são exigidas. Prestressing a tela para reduzir a deformação de sistema para obter a tela na tensão substancial é sugerido.

 

Fricção desenvolvida ao longo da relação entre a agregado-tela e a fricção-adesão da relação do tela-solo para criar uma camada de limite de agregado e de solo junto à tela. O material composto criado contém mais propriedades favoráveis da ductilidade e da resistência à tração. A eficácia deste fenômeno é amarrada à magnitude da fricção-adesão desenvolvida nas relações. As telas devem desenvolver a fricção-adesão alta.

 

Os esforços concentrados da carga veicular podem causar uma perfuração nos pontos do contato entre o agregado e o subgrade. O uso da tela entre o agregado e o solo macio distribui a carga, reduz esforços localizados, e aumenta a resistência ao deslocamento vertical.

 

Instalados corretamente, estes materiais estabilizam as bases de pedra

últimas notícias da empresa sobre A lata dos geotêxtil vale seu custo no agregado?  4

 

A preparação afeta o sucesso do trabalho. O uso bem sucedido dos geotêxtil na estabilização de solo exige o intallation apropriado. As quatro etapas básicas envolvidas em colocar geotêxtil:

O planeamento e a preparação cuidadosos para cada etapa da instalação apressam a construção e seguram-na que o bom desempenho e o benefício completo de nowoven geotêxtil.

 

Siga as diretrizes do fabricante para determinar a espessura estrutural da seção. O agregado selecionado deve, sempre que possível, para ser compactible e não-umidade sensíveis.

 

Geralmente, o geotêxtil é colocado na direção do tráfego da construção. Contudo, as dimensões do projeto específico podem alterar esta disposição. Os painéis do geotêxtil devem ser lado sobreposto ao lado e terminar para terminar 1,5 pés 3 medidores dos pés (0,5 à 1), segundo a força do subgrade.

 

As bordas adjacentes da tela podem ser costuradas no campo com uma máquina de costura portátil posta por um gerador. O campo que costura tipicamente exige três ou quatro trabalhadores. Os painéis de Presewn podem ser fornecidos da fábrica, e a tela pode ser costurada 2 a 4 polegadas (50 a 100 milímetros) das bordas da tela.

 

O uso da tela do presewn minimiza a necessidade para o campo que costura ou que sobrepõe. Costurar custos pode ser comparado ao custo do geotêxtil perdeu em uma zona da sobreposição. Dois trabalhadores podem facilmente segurar um rolo da tela não tecida do geotêxtil.

 

Em práticas da construção normal, agregado do backdump dos caminhões na tela. Uma escavadora seguida funciona melhor espalhar o agregado. Uns modelos mais claros do peso são recomendados para uns subgrades mais macios. Os carregadores de parte frontal e os graduadores do motor exercem a maior pressão no subgrade. Os compressores vibratórios podem ser usados, mas somente depois a consolidação e a rotina razoáveis a estabilidade foi estabelecida pela escavadora. Os geotêxtil não tecidos da estabilização podem ser usados na maioria de condições do tempo e de temperatura.

 

Como instalar geotêxtil

 

Apesar da força do subgrade, o local deve primeiramente ser cancelado de todos os objetos afiados, cotoes de árvore, e grandes pedras que poderiam puncionar a tela. A menos que for necessário conseguir a categoria final, a esteira vegetativo não precisa de ser removida, porque pode fornecer o apoio extra durante a colocação agregada até a consolidação final. As camadas da escova ou do coxim sob a tela não tecida são geralmente necessery, desde que a tela impede que as multas do solo bombeiem na camada agregada.

 

Os geotêxtil devem ser desenrolados no subgrade por dois pessoas, começando em um ponto que permita o acesso fácil para o equipamento de construção, contudo são consistentes com o plano da disposição. Em subgrades muito macios, a disposição da tela e a colocação agregada devem começar no solo o mais firme no perímetro do local, como um ponto de âncora. Lá da tela pode ser rolado em umas seções mais macias.

 

As sobreposições e as emendas da tela devem ser feitas como especificadas. No tempo ventoso, o solo ou as rochas devem ser colocados na tela para mantê-la até que o agregado esteja colocado. Moído fixar os pinos é usada às vezes nas seções da sobreposição dos geotêxtil.

 

Um compactible, agregado sensível da não-umidade backdumped então no começo da tela no solo firme em um ponto apenas na frente da tela. Isto deve ancorar a tela firmemente. O agregado é espalhado então em um elevador a uma espessura maior do que aquela necessária para que a estabilização permita a consolidação subsequente. Se a espessura de um elevador é demasiado grande para a consolidação satisfatória, lugar mais de um elevador.

 

Em toda a situação, o primeiro elevador deve ser tão grosso como necessário impedir que a consolidação overstressing o subgrade. A escavadora deve lâmina na carga e levemente ascendente durante o agregado que espalha pela mesma razão. Este procedimento está seguido para cada carga até que a tela esteja coberta completamente.

 

Sobre o subgrade muito macio, deve ser tomado durante a colocação agregada para segurar que a tela não está movida fora da posição nem o subgrade overstressed. O operador da escavadora pode melhor determinar qual os pontos precisam o agregado adicional para a boa estabilidade olhando para no cio na camada agregada.

 

Sobre condições muito macias do solo, as ondas da lama podem aparecer durante a colocação ou o uso agregado. Normalmente, as ondas da lama não são um problema se não levantam acima da superfície da base agregada. Esforço no subgrade durante o solo do suburface das causas da colocação da suficiência a afastar-se e acima da área carregada. Se você espera ondas severas da lama, contato seu fabricante da tela para obter informações sobre dos procedimentos da construção para minimizar seus efeitos adversos.

 

Os veículos não devem ser permitidos conduzir diretamente na tela. Se a tela é danificada durante a instalação, a seção danificada deve ser exposta e um remendo da tela ser colocada sobre ele. O remendo deve ser grande bastante sobrepor em áreas não afetadas por 3 a 4 medidores dos pés (1 a 1,25). O agregado então é substituído e comprimido pela escavadora.

 

Para a estabilidade completa, o agregado deve ser comprimido à densidade exigida para a espessura do projeto. A superfície é comprimida inicialmente andando a escavadora seguida para a frente e para trás sobre o agregado ao esperar a carga agregada seguinte. A partir desse ponto, o tráfego da construção comprime o agregado até que a estabilidade esteja obtida.

 

A consolidação final é conseguida com um compressor vibratório, primeiramente sem vibração para diversas passagens, então com vibração completa. Todos os pontos fracos encontrados durante a consolidação final indicam geralmente a espessura agregada inadequada naqueles pontos. Não classifique rotinas para baixo. Em lugar de, encha-os com o agregado e o estojo compacto adicionais. Esta regra aplica-se a toda a manutenção futura da rotina exigiu.

 

É importante que o processo da construção esteja monitorado se as condições de campo mudam dos valores do projeto, e causa um valor mais baixo da força do solo do subgrade, espessuras estruturais da seção deve ser reavaliado. A construção da monitoração e o uso adiantado da seção agregada localizam as áreas fracas faltadas em testes do solo.

 

Igualmente importante está monitorando a qualidade dos materiais estruturais da seção e do método da colocação. A finalidade é detectar tão caso necessário mudanças, ajustes do projeto pode ser feita no local antes que as falhas excessivas do subgrade ocorram.

A construção final do pavimento deve ser atrasada todo o tempo possível para monitorar o desempenho da seção unpaved do agregado. Se as áreas locais a exigem, o agregado adicional deve ser usado para corrigir todo o no cio. As seções do teste do geotêxtil fornecem muita introspecção em como a seção estrutural do projeto executará.

 

Depois que estas etapas são terminadas, a estrada ou a área são operacional. A estabilidade aumentará como o tráfego e a ação de limitação da tela continua a densify o agregado e a consolidar o subgrade.